Tradutor

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Dom da Profecia

"Mas quem profetiza fala aos homens: ele edifica, exorta, encoraja. Quem fala em línguas edifica a si mesmo, mas quem profetiza edifica a assembléia. Desejo que todos vós faleis em línguas, mas prefiro que profetizeis" (1Cor 14,3-5a).

No dom de línguas, estamos falando a Deus, não aos homens. Mas os homens precisam que a mensagem lhes seja anunciada. Daí a importância do que S. Paulo diz no trecho acima.

Quando Deus nos dá uma palavra de profecia, a assembléia inteira é edificada.

Às vezes, temos uma noção errada a respeito da profecia. Pensamos que se trata de adivinhar o futuro. Nada disso: profeta é aquele que fala em nome de Deus, ou melhor, é um instrumento que Deus precisa.

Profecia, ou palavra de profecia, é justamente a palavra que Deus expressa por intermédio de alguém. Nada a ver com adivinhar o futuro.

Como acontece a palavra de profecia?

Quando estamos em cima de oração, nasce em nós, em nosso coração, em nossa mente, uma palavra:

"Confiai em mim, porque eu sou o vosso Senhor. Ponde vossa confiança unicamente em mim, porque estais cercados por muitos falsos profetas, por muitas insinuações do mal. Ponde vossa confiança em mim!

Eu sou o vosso Senhor, conduzo vossas vidas, vosso presente, vosso futuro. Confiai em mim, ponde vossa total confiança em mim. Eu sou vosso Senhor, deixai-me conduzir vossas vidas, deixa-me ser vosso Senhor"
.

A palavra de profecia vem dessa maneira, em primeira pessoa. Na verdade, não sou eu que estou falando. É Deus mesmo falando à assembléia.

A palavra de profecia não é empréstimo de uma frase da Bíblia. Não é repetir o que nos vem na cabeça. Quando estamos num ambiente de oração, oramos, cantamos em línguas; podem vir à nossa mente palavras da Bíblia, o que é ótimo, podem vir até palavras na primeira pessoa, como: Eu sou a Luz do mundo! Eu sou o Bom Pastor! Ótimo. Deixe palavras como estas brotarem em você, acolha-as; é Deus quem inspira. Mas profetizar não é repetir frases bíblicas.

Quando a palavra é de profecia, ela vem e é insistente. No início, quando não estamos acostumados, começamos a ter palpitações, sentimo-nos sufocados! A palavra de profecia é uma ordem imperiosa, ela quer se apresentar. Depois, quando já estivermos acostumados, não há mais palpitação, nos tornaremos mais dóceis e percebemos quando é palavra de profecia!

Na palavra de profecia, o próprio Deus nos fala, às vezes consolando, às vezes exortando, noutras repreendendo. E é interessante notar que o efeito da palavra de profecia sobre a assembléia é muito positivo. a palavra de profecia muda o ambiente do grupo de oração. O efeito da palavra de profecia faz diferença dentro de nós. Quando há palavras que não são de profecia, o ambiente fica pesado, monótono, o que prejudica a oração.

Com a palavra de profecia não é assim: nós a recebemos e sentimos "aquela sensação gostosa". Mesmo quando é severa, percebemos que vem de Deus, e isso eleva o grupo todo, eleva a oração. Há mais unção, mais força, mais espontaneidade.

Duas ou três palavras de profecia em um grupo de oração se transforma!

Precisamos abrirmos ao dom de profecia! Precisamos cultivar o dom de profecia.


Obrigado, Senhor, pelo precioso dom da profecia! Eu te peço, para mim e para minha comunidade, o dom da palavra de profecia. Fala conosco, Senhor, nos nossos grupos de oração. Fala-nos, Senhor, queremos torna-nos dóceis à tua palavra.

Queremos ser instrumentos teus, para que fales a teu povo.

Estamos pedindo a manifestação da palavra de profecia, porque nossos grupos precisam, nossos comunidades necessitam, porque a tua Igreja necessita, porque o teu povo, Senhor, anda como ovelha sem pastor.

Dá-nos, Senhor, a palavra de profecia.

Manifesta-te em nós, Senhor, e livra-nos dos empecilhos, dos bloqueios, das barreiras, abre-nos para a maravilhosos dom da palavra de profecia. E, ao mesmo tempo, tira de nós, Senhor, as antigas manias, as coisas erradas, os vícios que adquirimos nos nossos grupos de oração, de repetir palavras nossas, de repetir palavras bonitas, a fim de que possa permanecer a verdadeira palavra de profecia.

Dá-nos, Senhor, pelo poder do Espírito, o dom da palavra de profecia.

Fala a teu povo, Senhor! Amém.



É muito importante orar e cantar em línguas nos nossos grupos de oração.

Depois façamos silêncio. É do silêncio que brota a palavra de profecia. Vamos acolhê-la e, se possível, até anotá-la. Essas palavras podem mudar o rumo do grupo de oração.

O grupo deve levar a sério a palavra de profecia, porque, por ela, o Senhor nos fala. Ela pode mudar o rumo das coisas, o rumo da própria Igreja; e é assim que a Igreja, que somos nós, se mantém em ação.

Além da palavra de profecia, existe a chamada "falsa profecia"! Não quero assustar ninguém, por que a falsa profecia é muito rara. Mas já a encontrei algumas vezes!

Quando acontece falsa profecia?

Na falsa profecia, não é Deus quem fala: é o espírito do mal que abusivamente procura falar. Mas como é possível que isso aconteça no grupo de oração?

Pessoas ligadas a algum misticismo estranho à oração e à tradição cristã acabam se misturando ao grupo, por curiosidade, desconhecimento ou até maldade.

Essas pessoas podem trazer palavras de falsa profecia.

Notemos que, assim como a palavra de profecia traz bem-estar ao grupo, a palavra de falsa profecia traz mal-estar; ela agride nossos ouvidos, nos faz sentir mal. Aqueles que têm um bom discernimento logo percebem que se trata de falsa profecia. Ela tem de ser logo detectada, não pode se espalhar pela assembléiapara isso é ne: e cessário muito discernimento! É preciso tomar algumas providencias porque a falsa profecia é como uma gota de veneno.

Existe ainda "não-profecia", que ocorre quando ficamos repetindo frases bonitas. Parecem profecia, mas não são!

Mas nem por isso vamos ter medo e nos fechar ao dom de profecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário